sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Maratona Rock Cultural: 30 de setembro no Clube Campestre

O evento foi idealizado por Márcio Rodrigues, jornalista e amante do Rock!
O Rock marcou várias gerações no mundo e no Brasil, e em Campina Grande não vem sendo diferente nas últimas décadas. A cidade possui atualmente várias bandas que fazem Rock ‘n’ Roll de qualidade, mas com a limitação de espaços adequados para mostrar seus trabalhos, estes grupos acabam se resumindo a garagens e alguns poucos bares.

E o público também sente esta carência, pois os espaços em atividade hoje não comportam muitas pessoas e não possuem conforto e segurança razoáveis. Além disso, o Rock, que possui muitos adeptos na região, perde espaço para outros estilos musicais, como o Forró, que se sobrepõe na cultura local e de certa forma, esbarra no avanço de outros ritmos.

Pensando nisso, foi idealizada a Maratona Rock Cultural, um evento que acontece no dia 30 de setembro, no Clube Campestre, às 16h, em Campina Grande. A proposta é apresentar à cidade boa música local e em um ambiente adequado. Na primeira edição, o evento contará com a participação de quatro bandas: AlbatrozGeração da LuzMentes Mutáveis e Lazy Dogs.

Estas bandas possuem um público fiel e sempre presente nos shows realizados, e em seu curriculum estão várias apresentações em eventos, bares e festivais. O local escolhido para a realização do evento foi o Clube Campestre, onde o espaço possui qualidade indiscutível e um nome já bastante conhecido em Campina Grande.

A Maratona surge para suprir essa demanda - das bandas, público e produtores culturais - e tentar, aos poucos, devolver ao Rock, seu espaço na cena cultural campinense e paraibana. A ideia dos seus desenvolvedores é fazer mais que um show, é criar no calendário local um evento a ser realizado anualmente. A ideia foi lançada e vamos por a mão na massa para que aos poucos, transformemos este evento em um festival, com muitas bandas participando e ainda mais gente vestindo a camisa!

No momento, já temos alguns parceiros e estamos buscando mais pessoas e empresas que desejem aderir a esta ideia. Vamos juntos?!

4 comentários:

  1. A ideia é boa, mas tenho algumas outras a acrescentar. Acho que deveria ter mais bandas para se parecer mais com uma "maratona". Três é pouco. Também seria legal se, ao expandir o evento, chamasse bandas mais autorais. E, por último, seria útil constatar com uma pesquisa de campo a real situação da "cena" de rocknroll campinense, isto é, quem está fazendo mais sucesso, quem tem sido elogiado e quem atrai mais jovens. Bem, essas são as ideias. Espero que o evento dê muito certo. Um abraço!

    Daniel Magalhães
    facebook.com/dlmagalhaes

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que meu amigo disse acima, e ainda acrescento algo mais: Além de não parecer uma maratona como a semântica sugere, resta o fato de apresentar mais do mesmo, ou seja, todo final de semana em qualquer bar alternativo daqui uma sequencia de duas, três bandas se apresentam. Por isso pesa-se o fato de acrescer mais bandas para tornar-se de fato uma maratona e também ao menos atrativo para o público se deslocar para um local tão distante e ver algo que eles não veem todo dia. (Obs: Priorizar bandas autorais seria fundamental também, afinal existe uma demanda de público sedento por isto)

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente iniciativa desses que gostam e fazem música, mas concordo plenamente com os amigos Daniel e Alisson. Deveria ter mais bandas para assim se chamar de 'maratona'. Quanto às bandas que querem sair da garagem, sim elas são em grande número e maioria com um som autoral e grande vontade de mostrar seu trabalho. Essa era a hora de vocês abrirem espaço. Uma boa divulgação iria fazer com que elas fossem atrás e até ajudaria vocês na parte de apoio e patrocínio. Espero que dê tudo certo e que se expanda!

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos a atenção e os comentários de todos vocês. Realizamos este evento com a intenção de movimentar, de dar o primeiro passo. E nossa intenção é estabelecer um compromisso com os gestores públicos, para que no ano que vem possamos fazer algo ainda maior. As bandas escolhidas estão sempre tendo boa recepção do público onde se apresentam, lotando bares ou atraindo pessoas onde vão.

    Sendo uma primeira edição, acreditamos que o evento será um termômetro. A resposta do público irá nos dizer se devemos continuar ou buscar outras alternativas. Independente da semântica, acreditamos que a ação é o mais importante. Se der certo, ano que vem esperamos contar com o apoio de vocês para fazermos algo ainda mais abrangente!

    Abraço a todos e esperamos vocês lá no dia 30.

    ResponderExcluir